R. Álvaro Ramos, 200
Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Cep: 22.280-110

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056
+55 (21) 98478-2092

BLOG - Artigo

Tipos de nariz: qual o mais comum e como saber a origem do meu nariz?

Compartilhe

O nariz possui uma ampla variedade de formas e tamanhos e é uma das partes da face mais visíveis e que mais influenciam na beleza facial. Ao longo da história, diferentes culturas e regiões desenvolveram características físicas distintas, incluindo os tipos de nariz.

No Brasil, a população, em geral, carrega heranças genéticas de diferentes povos. Por isso, não é tão simples especificar exatamente quais características físicas podem definir um nariz brasileiro. A partir da nossa intensa miscigenação, o nariz brasileiro mais comum frequentemente apresenta a ponta arredondada, pele grossa, e um tamanho relativamente equilibrado em relação aos outros componentes da face.

Assim como não se pode definir precisamente as características do nariz brasileito, saber a origem do seu nariz tende a ser uma tarefa igualmente difícil em função da nossa mistura de etnias. A seguir, vamos explorar os tipos mais comuns de narizes para que você possa comparar com as suas próprias características e, assim, tentar desvendar a origem do seu nariz.

 

Nariz Negróide:

O nariz negróide é comumente encontrado em pessoas de origem africana ou afrodescendentes, sendo, portanto, bastante comum no Brasil. É caracterizado pelas narinas largas, pele mais grossa e a ponta com pouca projeção.

Nariz hispânico:

O nariz hispânico é um termo amplo que pode abranger diferentes variações de narizes encontrados em pessoas de origem hispânica ou latino-americana, sendo também comum no Brasil. Esses narizes podem variar em forma e tamanho, mas muitas vezes são largos e com a ponta arredondada. Geralmente têm cartilagens frágeis que podem ser reestruturadas na rinoplastia.

Nariz fino arrebitado:

O nariz fino arrebitado é caracterizado por uma ponta levantada e fina. É frequentemente associado a uma aparência mais delicada e costuma ter origem em regiões frias de diversas partes do mundo. Ainda que muitos imaginem que este seja o nariz ideal, é importante saber que esse tipo de nariz não se harmoniza esteticamente para todos os tipos de face.

Nariz de batata:

O nariz de batata é caracterizado por uma ponta achatada e ligeiramente mais larga. Costuma ser encontrado em de pessoas de etnia negra ou ascendência asiática.

Nariz de ponta caída:

O nariz de ponta caída ocorre frequentemente em função da falta de sustentação das cartilagens. Geralmente, esta característica se apresenta como um processo natural do tempo, sendo mais associada à idade do que a etnias específicas.

Nariz europeu:

O nariz europeu é caracterizado por uma forma reta e uma ponta mais definida. Frequentemente são mais estreitos, pois se desenvolveram com a função de aquecer o ar antes de ele se direcionar ao pulmão.

Nariz grego:

O nariz grego é caracterizado por uma ponta proeminente e uma linha reta do dorso nasal até a ponta. É chamado de nariz grego por causa da sua semelhança com as esculturas gregas antigas.

Nariz árabe:

O nariz árabe é conhecido por sua aparência distintiva, com uma ponta mais longa e proeminente. Além de ser comum em pessoas de ascendência árabe, pode também pode ser encontrado em outras populações do Oriente Médio.

Nariz adunco:

O nariz adunco é caracterizado por uma curvatura pronunciada no dorso nasal. Pode ter uma ponta mais proeminente ou menos definida, mas a característica mais notável é a curvatura acentuada no meio do nariz. Frequentemente tem origem em povos do sudoeste da Europa, do Oriente Médio, do sul da Ásia e do norte da África. 

Nariz caucasiano:

O nariz caucasiano é conhecido por ser mais estreito, longo e pontudo. Origina-se de diversas regiões frias e secas e costuma apresentar pele fina e cartilagens fortes e resistentes.

Nariz senil:

O nariz senil refere-se a mudanças que ocorrem no nariz à medida que envelhecemos. Com o envelhecimento, a pele perde elasticidade e o tecido do nariz pode se tornar mais flácido. Isso pode resultar em uma aparência mais caída ou flácida do nariz, com a ponta ficando menos projetada. As alterações no nariz senil podem variar de pessoa para pessoa e são influenciadas por fatores genéticos e estilo de vida.

 

É importante lembrar que a forma e o tamanho do nariz são determinados por uma combinação complexa de fatores genéticos e ambientais. Se você está interessado em conhecer mais sobre a origem do seu nariz, é possível fazer uma análise facial com um cirurgião plástico especializado que poderá fornecer informações mais precisas com base em características específicas do seu rosto e histórico familiar.

Lembre-se de que a beleza está na harmonia entre o nariz e o restante do rosto, e o mais importante é se sentir confortável e confiante com a sua aparência Se você se sente insatisfeito com a aparência original do seu nariz, existem diversas técnicas avançadas e pouco agressivas de rinoplastia que podem transformar a beleza do seu rosto.

 

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 99697-9667 (Coord. Pacientes)

Rua Álvaro Ramos, 200 – Botafogo 
Cep: 22.280-110
Rio de Janeiro / RJ
Brasil

Acompanhe
nossa Fanpage.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Compartilhe.