R. Álvaro Ramos, 200
Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Cep: 22.280-110

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056
+55 (21) 98478-2092

BLOG - Artigo

Quanto tempo dura uma cirurgia de nariz?

Compartilhe

Muitas pessoas que consideram passar por uma cirurgia no nariz perguntam-se quanto tempo dura a rinoplastia. Entretanto, essa pergunta frequentemente tem dois significados: alguns pacientes têm dúvidas sobre a duração do procedimento cirúrgico, enquanto muitos outros querem saber se o resultado da cirurgia de nariz dura para sempre.

 

Neste artigo, abordaremos essas questões e forneceremos algumas informações úteis para aqueles que estão considerando realizar uma rinoplastia.

 

Quanto tempo demora uma cirurgia de rinoplastia?

 

A duração de uma cirurgia de rinoplastia pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a complexidade do caso, as técnicas cirúrgicas utilizadas e as necessidades individuais do paciente. 

 

Em média, a cirurgia de rinoplastia pode levar de duas a quatro horas para ser concluída, dependendo da experiência do profissional. Em nossa clínica, o procedimento dura, em geral, de uma a duas horas, sendo as mais demoradas aquelas voltadas para a reconstrução nasal.

 

É importante ressaltar que cada caso é único e a duração real da cirurgia será determinada pelo seu cirurgião plástico durante a consulta pré-operatória.

 

Quanto tempo ficarei no hospital depois da rinoplastia? É preciso entubar para fazer a cirurgia de nariz?

 

Após as cirurgias de rinoplastia realizadas pela nossa equipe, o paciente é levado para uma sala de recuperação, onde será monitorado de perto pela equipe médica, permanecendo em observação no hospital por 24 horas. Ou seja, geralmente nossos pacientes operam em uma manhã e têm alta no dia seguinte na parte da manhã.

 

A entubação, ou intubação, é um procedimento padrão realizado em pacientes que receberão anestesia geral e, conforme mencionamos no artigo É seguro fazer rinoplastia?, a escolha do tipo de anestesia dependerá da complexidade do procedimento a ser realizado. Em boa parte das cirurgias de nariz, opta-se pela anestesia geral, mas em casos mais simples, o cirurgião plástico poderá optar pela anestesia local. 

 

Quando se utiliza a anestesia geral, a entubação é necessária para garantir o controle das vias aéreas, a ventilação adequada dos pulmões e a administração segura de anestésicos. Após a cirurgia, o tubo endotraqueal é removido assim que o paciente começa a recuperar a consciência e a recuperar os reflexos protetores das vias aéreas.

 

Quanto tempo usar curativo micropore após uma rinoplastia?

 

O tempo que o paciente precisa ficar com o curativo no nariz após uma rinoplastia pode variar dependendo do cirurgião plástico e do caso individual. O curativo, também conhecido como tala nasal, é colocado no nariz durante a cirurgia para ajudar a manter as estruturas nasais no lugar e proteger o nariz durante o processo de cicatrização.

Normalmente, o curativo é mantido no nariz por aproximadamente uma semana após a rinoplastia. Durante esse período, o paciente é instruído a evitar tocar no curativo e a manter o nariz protegido, evitando qualquer atividade que possa causar traumas ou impactos na área nasal.

 

Após a semana inicial, o cirurgião plástico geralmente remove o curativo durante uma consulta de acompanhamento. Esse processo é rápido e indolor. A remoção do curativo permite ao cirurgião avaliar o progresso da cicatrização e fazer quaisquer ajustes necessários.

 

Após a remoção do curativo, é comum que o nariz ainda apresente inchaço e possa levar algum tempo para se recuperar completamente. O cirurgião irá fornecer orientações adicionais sobre como cuidar do nariz e promover uma recuperação adequada. É importante seguir todas as instruções fornecidas pelo cirurgião plástico para garantir melhores resultados e minimizar os riscos de complicações.

 

Além do curativo externo, é possível que o paciente também precise usar splints internos, que são pequenas estruturas inseridas dentro do nariz para ajudar a manter a forma e a estabilidade das estruturas nasais durante a cicatrização. A remoção dos splints internos geralmente ocorre durante a consulta de acompanhamento, juntamente com a remoção do curativo externo.

 

Qual o tempo de recuperação da rinoplastia?

 

O tempo de recuperação de uma cirurgia no nariz pode variar de pessoa para pessoa, mas a maioria dos pacientes precisará de uma a duas semanas para a recuperação inicial. Durante esse tempo, é recomendado que o paciente tire um tempo adequado para descansar e permanecer em casa. O inchaço e os hematomas podem ser mais intensos nos primeiros dias após a cirurgia, mas diminuirão gradualmente ao longo das semanas seguintes.

 

Os pacientes também são instruídos a evitar atividades físicas intensas e a proteger o nariz de qualquer trauma ou impacto durante a recuperação. Além disso, é importante seguir todas as orientações do cirurgião em relação à higiene nasal, uso de medicações prescritas e agendar consultas de acompanhamento para avaliação do progresso da recuperação.

 

Embora a maior parte do inchaço e dos hematomas diminua nas primeiras semanas após a cirurgia, o processo de cicatrização completa pode levar meses. O nariz passará por várias fases de cicatrização e os resultados finais da rinoplastia podem levar até um ano para serem totalmente visíveis. Durante esse período, é normal que o nariz apresente pequenas alterações, como diminuição gradual do inchaço e refinamento das estruturas nasais.

 

A rinoplastia dura para sempre?

 

A rinoplastia é uma das poucas cirurgias estéticas que duram para sempre. A não ser que haja alguma questão específica do paciente, como um problema de cicatrização, os resultados da cirurgia no nariz se preservam a longo prazo.

 

Vale ressaltar que, naturalmente, fatores como lesões, condições médicas pré-existentes, variações hormonais, mudanças de peso e o próprio envelhecimento podem influenciar a aparência do nariz ao longo do tempo.

 

Para preservar os resultados da rinoplastia a longo prazo, é fundamental seguir as orientações do cirurgião plástico, incluindo o uso de protetor solar, cuidados com a pele e a adoção de um estilo de vida saudável. Não havendo nenhum tipo de lesão ou condição desfavorável, a rinoplastia tende a ser um procedimento único para a vida inteira.

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 99697-9667 (Coord. Pacientes)

Rua Álvaro Ramos, 200 – Botafogo 
Cep: 22.280-110
Rio de Janeiro / RJ
Brasil

Acompanhe
nossa Fanpage.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Compartilhe.