R. Álvaro Ramos, 200
Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Cep: 22.280-110

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056
+55 (21) 98478-2092

BLOG - Artigo

O que o paciente não pode fazer antes e depois da rinoplastia?

Compartilhe

O paciente que busca a cirurgia plástica no nariz tem geralmente uma série de preocupações em relação ao procedimento. Seja por questões estéticas, funcionais ou emocionais, a decisão de se submeter a uma rinoplastia, ou a qualquer outra intervenção, é uma escolha que envolve muitas expectativas e inseguranças. 

Além das questões relacionadas aos resultados da cirurgia plástica, os pacientes também costumam se preocupar com as possíveis restrições nos períodos pré e pós-operatórios, e se questionam sobre o que podem e o que não podem fazer com receio de prejudicar o resultado final ou colocar em risco a recuperação. Existem algumas recomendações importantes do que deve ser evitado antes e depois da cirurgia plástica no nariz:

 

O que não se deve fazer antes da rinoplastia:

 

  • Fumar: O cigarro é um dos principais vilões da saúde e, em uma cirurgia plástica, pode trazer diversos riscos. Ele diminui a circulação sanguínea, dificulta a cicatrização e aumenta as chances de infecções. Por isso, é extremamente importante que o paciente pare de fumar por, pelo menos, um mês antes da cirurgia.
  • Tomar medicamentos sem prescrição: Os medicamentos, mesmo os mais simples, podem interferir na cirurgia. Medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e anticoagulantes devem ser evitados nas semanas que antecedem a cirurgia, pois afetam a coagulação e podem aumentar o risco de sangramento. Por isso, é fundamental seguir à risca as orientações médicas e só tomar medicamentos com o acompanhamento do cirurgião plástico.
  • Fazer exercícios físicos intensos: Exercícios físicos intensos podem aumentar a pressão arterial, o que pode ser perigoso em uma cirurgia. Por isso, é recomendado que o paciente evite atividades físicas intensas nas semanas que antecedem a cirurgia.
  • Ingerir bebidas alcoólicas: O álcool também pode afetar a circulação sanguínea e aumentar as chances de sangramento durante a cirurgia. É importante que o paciente evite o consumo de bebidas alcoólicas pelo menos uma semana antes da cirurgia.
  • Consumir alimentos e bebidas que contenham cafeína: Bebidas como café, chá preto, refrigerantes à base de cola e energéticos contêm cafeína, que é um estimulante que pode aumentar a pressão arterial. Por isso, é importante estar atento ao que comer antes da rinoplastia e evitar o consumo desses alimentos e bebidas nas semanas que antecedem a cirurgia.

 

O que não se deve fazer depois da rinoplastia:

 

  • Expor-se ao sol: O sol é um dos principais inimigos da cicatrização, podendo causar danos à pele, além de aumentar o inchaço na área operada. Por isso, é fundamental que o paciente evite pegar sol após a rinoplastia pelo período de um a dois meses. Quando for sair, é importante usar protetor solar e chapéus para proteger o nariz, evitando a exposição solar direta no rosto .
  • Fazer esforços físicos intensos: Assim como antes da cirurgia, é importante evitar exercícios físicos intensos nas semanas seguintes à rinoplastia. Isso porque o esforço físico pode aumentar a pressão arterial e causar sangramentos.
  • Assoar o nariz: a força exercida ao assoar o nariz pode causar pressão no local, aumentando o inchaço e o sangramento na área operada, o que pode levar a complicações e prolongar o processo de recuperação. Os pacientes devem usar lenços de papel macios e pressionar suavemente a área ao redor do nariz para remover o excesso de muco. Por isso, recomenda-se que os pacientes evitem assoar o nariz por pelo menos uma semana após a rinoplastia, e retornem gradualmente às atividades normais conforme a cicatrização avança. 
  • Mexer no nariz: Por mais tentador que seja mexer no nariz após a rinoplastia para sentir o resultado, é fundamental evitar qualquer tipo de pressão no local para não comprometer a cicatrização. Além disso, é comum que o cirurgião plástico coloque um tampão nasal após a cirurgia, a fim de controlar o sangramento e evitar a formação de crostas na área operada. Nesse caso, deve-se evitar qualquer tipo de movimento brusco que possa deslocar o tampão.
  • Fumar: Como mencionado anteriormente, o cigarro é um inimigo da cicatrização. Por isso, é fundamental que o paciente evite fumar por, pelo menos, um mês após a cirurgia plástica no nariz.
  • Dormir de lado ou de bruços: O paciente deve estar atento à posição de se deitar, evitando dormir de lado e de bruços após a rinoplastia, pois essas posições podem causar pressão no nariz e prejudicar a cicatrização. É recomendável que o paciente durma de costas nas primeiras semanas.
  • Mergulhar em piscinas e no mar: Entrar em piscinas e no mar após a rinoplastia pode aumentar as chances de infecções e prejudicar a cicatrização. Por isso, é importante evitar essas atividades durante o período de recuperação.
  • Usar óculos: O uso de óculos no pós-operatório da rinoplastia pode causar pressão na ponte do nariz e prejudicar a cicatrização. O ideal seria evitar o uso durante o período recomendado pelo cirurgião plástico, o que pode variar de duas a seis semanas de acordo com o tipo de cirurgia realizada e com o processo de recuperação do paciente.
  • Fazer movimentos bruscos com a cabeça: Qualquer movimento brusco com a cabeça nas primeiras semanas após a cirurgia também pode causar pressão no nariz e prejudicar a cicatrização.
  • Tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente: Banhos muito quentes e saunas podem causar a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar o inchaço no nariz e prejudicar a cicatrização. O paciente pode lavar o rosto após a rinoplastia, mas dando preferência à água morna ou fria por, pelo menos, um mês. Pacientes mulheres costumam perguntar inclusive se podem lavar o cabelo após a rinoplastia e, sim, é possível seguir com suas rotinas normais, desde que evitem o contato direto de água muito quente com o nariz. 

 

Seguindo todas essas recomendações, o paciente terá mais chances de obter resultados satisfatórios e uma recuperação tranquila e segura após a rinoplastia. É importante lembrar que cada caso é único e que o cirurgião plástico é o profissional mais indicado para orientar o paciente sobre os cuidados pré e pós-operatórios específicos para o seu caso. Com cuidados adequados antes e depois da rinoplastia, a cirurgia no nariz pode proporcionar uma melhora significativa na aparência e na qualidade de vida do paciente.

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 99697-9667 (Coord. Pacientes)

Rua Álvaro Ramos, 200 – Botafogo 
Cep: 22.280-110
Rio de Janeiro / RJ
Brasil

Acompanhe
nossa Fanpage.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Compartilhe.