R. Álvaro Ramos, 200
Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Cep: 22.280-110

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056
+55 (21) 98478-2092

BLOG - Artigo

O que faz o nariz crescer?

Compartilhe

A forma e tamanho do nariz variam muito entre as pessoas, sendo determinados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Como o nariz desempenha um papel central na harmonia e na beleza da face, muitas pessoas se perguntam o que faz o nariz crescer e se existe algo que possam fazer para atenuar este processo.

O crescimento do nariz é principalmente determinado pela idade e pela genética. Os genes que controlam o tamanho e a forma do nariz são complexos e ainda não foram completamente compreendidos. No entanto, estudos genéticos sugerem que as diferenças nas características do nariz podem ser herdadas de forma poligênica, o que significa que vários genes estão envolvidos em sua determinação.

Embora a idade e a genética sejam fatores preponderantes, algumas condições ambientais como lesões, doenças e hábitos também podem causar o crescimento do nariz.

 

Como o nariz muda na adolescência?

 

Durante a puberdade, as alterações hormonais levam a um aumento natural no tamanho e na forma do nariz, devido ao crescimento das cartilagens nasais e dos ossos faciais.

Entretanto, em alguns casos, esse crescimento pode levar a alterações significativas na aparência dos adolescentes. Por exemplo, o aumento da cartilagem alar (a ponta do nariz) pode tornar a ponta mais definida e proeminente, enquanto o crescimento dos ossos nasais pode afetar a largura e a altura do dorso nasal.

Nesta fase da vida, o nariz pode parecer desproporcional devido ao crescimento acelerado e descompassado de certas partes do corpo, que podem não estar harmonizadas com o restante do rosto. Todas essas mudanças na adolescência podem causar desconforto e insegurança, uma vez que o corpo ainda não teve tempo suficiente para se adaptar às novas proporções.

Além disso, a adolescência é um momento em que muitos jovens se tornam mais conscientes de sua aparência e podem se sentir incomodados com imperfeições ou assimetrias no nariz. Nesses casos, a rinoplastia pode ser uma alternativa interessante para elevar a autoestima do jovem, ressaltando-se, porém, a importância de se completar a idade mínima de 14 anos para que o nariz esteja completamente desenvolvido antes de se realizar a cirurgia.  

 

É normal o nariz crescer na velhice?

 

O nariz sofre alterações estéticas quando envelhecemos e este processo é completamente natural. O envelhecimento afeta a estrutura óssea e cartilaginosa do nariz, o que consequentemente trará algumas mudanças na sua aparência. 

Esse aparente crescimento ocorre devido à redução gradual da elasticidade da pele, do tecido muscular e do tecido adiposo, que faz com que a ponta do nariz pareça mais longa e a base do nariz mais larga. Além disso, o envelhecimento pode levar ao afinamento e reabsorção do tecido ósseo subjacente, o que pode fazer com que o nariz pareça mais proeminente.

A idade em que o nariz aparenta crescer em função do envelhecimento, bem como o quanto ele irá crescer a cada ano, varia também de acordo com a genética e fatores ambientais. O nariz de uma pessoa pode crescer até 0,2 milímetros por ano após os 30 anos de idade. Esse aumento acumulativo ao longo de muitos anos pode causar mudanças notáveis na aparência de muitas pessoas.

Isto pode ser corrigido com uma leve intervenção apenas na ponta nasal. Em cerca de 40 minutos apenas, reposicionamos as cartilagens e refazemos a sustentação da ponta do nariz com pontos internos e enxerto de cartilagem, corrigindo o aspecto caído ou até mesmo o famoso “nariz de bruxa”. Este procedimento é capaz de embelezar e rejuvenescer um rosto em até seis anos. A cirurgia pode ser feita isoladamente ou em conjunto com o lifting facial, se necessário.

 

Como fazer para o nariz parar de crescer?

 

Conforme vimos até aqui, a idade e a genética são os principais agentes de mudança na estética do nariz, então, na realidade, pouco se pode fazer para atenuar o processo de crescimento aparente. Por mais que existam centenas de veículos divulgando técnicas caseiras para diminuir o nariz, podemos assegurar que nenhuma delas é verdadeira, pois não é possível diminuir o nariz naturalmente, sem intervenção cirúrgica.

Entretanto, existem fatores ambientais que também estimulam esse processo gradual de mudanças na aparência do nariz e que podem ser controlados. Sabe-se, por exemplo, que a exposição excessiva ao sol acelera o envelhecimento da pele e, com a pele do nariz, não é diferente. O uso de proteções contra os raios UV irão preservar a saúde da sua pele e atenuar os efeitos do envelhecimento no crescimento aparente do nariz.

Da mesma forma, o tabagismo também deve ser evitado. Além do envelhecimento precoce causado pelo cigarro, fumar pode causar inflamação das vias aéreas, alterando o fluxo de ar nas vias nasais e levando a problemas respiratórios que podem afetar a pele e as estruturas internas do nariz.

O consumo excessivo de álcool, por sua vez, pode causar danos às células do fígado e levar a uma diminuição na produção de proteínas necessárias para a regeneração e reparação de tecidos. Todos esses hábitos negativos para a saúde podem afetar a pele e, consequentemente, causar mudanças na aparência do nariz.

No entanto, o nariz também pode crescer devido a condições médicas. Alergias e sinusite crônica podem levar a inflamação nas vias respiratórias, levando a possíveis alterações na aparência do nariz. Certas condições de saúde, como doenças autoimunes, também podem afetar o aparente crescimento do nariz.

Em resumo, a forma e o tamanho do nariz são determinados por uma série de fatores genéticos e ambientais, mas existem opções de tratamento disponíveis para aqueles que desejam mudar a aparência do nariz. Com as informações corretas e o acompanhamento de um cirurgião plástico qualificado e experiente, a rinoplastia pode ser uma opção segura e eficaz para melhorar a aparência do nariz e a qualidade de vida do paciente.

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 99697-9667 (Coord. Pacientes)

Rua Álvaro Ramos, 200 – Botafogo 
Cep: 22.280-110
Rio de Janeiro / RJ
Brasil

Acompanhe
nossa Fanpage.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Compartilhe.