HOME DR VOLNEY CIRURGIAS HOSPITAL IMPRENSA CONTATO
NARIZ FACE e PESCOÇO PÁLPEBRAS ORELHA QUEIXO MAMA ABDÔMEM LIPO
 
  O nariz define o
rosto
  “Não existe rosto feio com nariz bonito. A cirurgia do nariz é tão delicada que ¼ de 1mm pode ser a diferença entre o belo e o feio.”
 
Simulação de rinoplastia
sem cicatriz
 
RINOPLASTIA
NARIZ
 
DESCRIÇÃO DÚVIDAS
 
O entendimento de que o nariz é importante para a beleza vem de longa data.
“Se o nariz de Cleópatra fosse mais curto, o mundo teria sido completamente diferente”.
O filósofo Pascal queria dizer com esta afirmação que se Cleópatra fosse feia a civilização romana teria tomado outra direção.

A cirurgia de nariz é a que mais embeleza o rosto. Seu poder harmonizador é poderoso. Para isto, o nariz deve ter a aparência natural, elegante e um perfeito equilíbrio com as feições de cada pessoa.
Antigamente, a rinoplastia se baseava exclusivamente na retirada de ossos e cartilagens. Hoje, nossa técnica permite uma cirurgia menos traumática, com pouca retirada da estrutura nasal, dando ênfase na remodelagem das cartilagens, o que permite um nariz mais adequado para cada tipo de rosto, evitando-se aquele aspecto indesejável de “nariz operado”.
O melhor resultado da rinoplastia é um nariz belo e tão harmonioso que parece nunca ter sido operado, em outras palavras, o nariz de aparência natural é o mais desejado.

ENXERTOS DE CARTILAGEM
Para se obter um bom e duradouro resultado, em alguns pacientes é necessário fazer uso de enxertos de cartilagem, que podem ser retirados do septo nasal, da orelha ou mesmo da costela. Qualquer que seja o local selecionado, não causa nenhuma deformidade, pois a porção removida é pequena, preservando a integridade da área doadora. Quando necessário a colocação desses enxertos, preferimos retirar do septo nasal. Como segunda escolha optamos pela cartilagem da orelha e reservamos a costela para casos graves, quando há ausência considerável de cartilagem nasal.

Conheça os 6 tipos de rinoplastia:

1. SEM CICATRIZ (fechada)
2. ABERTA
3. ESTRUTURADA
4. EM ADOLESCENTE
5. PRIMÁRIA
6. SECUNDÁRIA


SEM CICATRIZ
Como o nome diz, não há necessidade de abrir o nariz com corte externo. Todo corte é feito internamente no nariz, não apresentando assim cicatriz externa.


ABERTA
Existem dois tipos de abordagem cirúrgica:
- FECHADA: esta é a nossa preferida, pois não apresenta cicatriz externa, porque todas as incisões são internas.
- ABERTA que consiste numa incisão externa (na columela), cuja cicatriz é imperceptível devido aos refinamentosutilizados.
Ambas podem ser realizadas com anestesia local e sedação.


RINOPLASTIA ESTRUTURADA
(ponta nasal)

A rinoplastia tem um grande poder de rejuvenescimento e embelezamento. Após os 30 anos, a ponta nasal tende a cair e perde seu formato original dando um aspecto envelhecido e embrutecido ao rosto. Existe o mito de que o nariz cresce com a idade. Na verdade, o que acontece é o rompimento dos ligamentos que sustentam a ponta nasal dando um aspecto alongado.
As estruturas cartilaginosas do nariz não crescem, somente se descolam. Isto pode ser corrigido com uma leve intervenção apenas na ponta nasal. Em 40 minutos reposicionamos as cartilagens e refazemos a sustentação da ponta do nariz com pontos internos e enxerto de cartilagem corrigindo o aspecto caído ou até mesmo o famoso “nariz de bruxa”. Este procedimento é capaz embelezar e rejuvenescer um rosto em até seis anos. A cirurgia pode ser feita isoladamente ou em conjunto com o lifting fácial, se necessário.


  | | |
  20 anos 40 anos 60 anos

Vemos aqui a queda da ponta nasal com o envelhecimento.


RINOPLASTIA EM ADOLESCENTE
O nariz pode ser operado a partir dos 14 anos, pois as estruturas nasais já estão totalmente desenvolvidas nessa faixa etária. Além do mais, as técnicas modernas não danificam as cartilagens. Mais importante do que a idade cronológica é a avaliação emocional e desenvolvimento físico do paciente. A adolescência é o período quando se vê o maior benefício da rinoplastia, pois, nessa idade, as mudanças são mais bem aceitas. Sendo para melhor, essas mudanças têm um grande poder de valorizar a autoimagem, aumentando a confiança e segurança do adolescente. O nariz corrigido ainda na adolescência traz inúmeros benefícios para a formação da personalidade.


RINOPLASTIA PRIMÁRIA
Chama-se primária quando é realizada pela primeira vez. É a melhor oportunidade para que se atinja o objetivo desejado. É desenvolvido um plano cirúrgico baseado no desejo do paciente e na condição permitida pela anatomia do nariz.


RINOPLASTIA SECUNDÁRIA
Ocorre quando é realizada pela segunda vez.
Eventualmente pode ser necessário uma segunda intervenção para otimizar os resultados, causados por exemplo pela dificuldade cicatricial, que pode provocar distorção das cartilagens, fibrose excessiva ou até deslocamentos das estruturas do nariz, as quais são muito delicadas.
 
 
ENDEREÇO:
Rua Álvaro Ramos, 200
Botafogo - Rio de Janeiro / RJ


TELEFONES:
+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98478-2092 (recepção)
+55 (21) 98478-2091 (portaria)
 
SBCP
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
ASAPS
American Society of Aesthetic Plastic Surgery
IPRAS
International Plastic Reconstrutive Aesthetic Surgery
ISAPS
International Society of Aesthetic Plastic Surgery
RS
Rhinoplasty Society