R. Álvaro Ramos, 200
Botafogo – Rio de Janeiro / RJ
Cep: 22.280-110

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056
+55 (21) 98478-2092

NARIZ - RINOPLASTIA

“Não existe rosto feio com nariz bonito. A cirurgia do nariz é tão delicada que ¼ de 1mm pode ser a diferença entre o belo e o feio.”

Todo paciente deve assinar o termo de consentimento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, antes de realizar a cirurgia.

O entendimento de que o nariz é importante para a beleza vem de longa data. “Se o nariz de Cleópatra fosse mais curto, o mundo teria sido completamente diferente”. O filósofo Pascal queria dizer com esta afirmação que se Cleópatra fosse feia a civilização romana teria tomado outra direção. A cirurgia de nariz é a que mais embeleza o rosto. Seu poder harmonizador é poderoso. Para isto, o nariz deve ter a aparência natural, elegante e um perfeito equilíbrio com as feições de cada pessoa. Antigamente, a rinoplastia se baseava exclusivamente na retirada de ossos e cartilagens. Hoje, nossa técnica permite uma cirurgia menos traumática, com pouca retirada da estrutura nasal, dando ênfase na remodelagem das cartilagens, o que permite um nariz mais adequado para cada tipo de rosto, evitando-se aquele aspecto arrebitado, indesejável, ou de “nariz operado”. O melhor resultado da rinoplastia é um nariz belo e tão harmonioso que parece nunca ter sido operado, em outras palavras, o nariz de aparência natural é o mais desejado.

ENXERTOS DE CARTILAGEM

Para se obter um bom e duradouro resultado, em alguns pacientes é necessário fazer uso de enxertos de cartilagem, que podem ser retirados do septo nasal, da orelha ou mesmo da costela. Qualquer que seja o local selecionado, não causa nenhuma deformidade, pois a porção removida é pequena, preservando a integridade da área doadora. Quando necessário a colocação desses enxertos, preferimos retirar do septo nasal. Como segunda escolha optamos pela cartilagem da orelha e reservamos a costela para casos graves, quando há ausência considerável de cartilagem nasal.

Conheça os 6 tipos de rinoplastia:
1. Sem Cicatriz (fechada)
2. Aberta
3. Estruturada
4. Em adolescente
5. Primária
6. Secundária

TIPOS DE ABORDAGEM

Existem dois tipos de abordagem cirúrgica:
- FECHADA: esta é a nossa preferida, pois não apresenta cicatriz externa, porque todas as incisões são internas.
- ABERTA que consiste numa incisão externa (na columela), cuja cicatriz é imperceptível devido aos refinamentosutilizados.
Ambas podem ser realizadas com anestesia local e sedação.

SEM CICATRIZ - PRESERVADORA

Como o nome diz, não há necessidade de abrir o nariz com corte externo. Todo corte é feito internamente no nariz, não apresentando assim cicatriz externa.

Simulação de rinoplastia sem cicatriz.

RINOPLASTIA ESTRUTURADA (ponta nasal)

A rinoplastia tem um grande poder de rejuvenescimento e embelezamento. Após os 30 anos, a ponta nasal tende a cair e perde seu formato original dando um aspecto envelhecido e embrutecido ao rosto. Existe o mito de que o nariz cresce com a idade. Na verdade, o que acontece é o rompimento dos ligamentos que sustentam a ponta nasal dando um aspecto alongado. As estruturas cartilaginosas do nariz não crescem, somente se descolam. Isto pode ser corrigido com uma leve intervenção apenas na ponta nasal. Em 40 minutos reposicionamos as cartilagens e refazemos a sustentação da ponta do nariz com pontos internos e enxerto de cartilagem corrigindo o aspecto caído ou até mesmo o famoso “nariz de bruxa”. Este procedimento é capaz embelezar e rejuvenescer um rosto em até seis anos. A cirurgia pode ser feita isoladamente ou em conjunto com o lifting fácial, se necessário.
Vemos aqui a queda da ponta nasal com o envelhecimento.

20                   40                   60

RINOPLASTIA EM ADOLESCENTE

O nariz pode ser operado a partir dos 14 anos, pois as estruturas nasais já estão totalmente desenvolvidas nessa faixa etária. Além do mais, as técnicas modernas não danificam as cartilagens. Mais importante do que a idade cronológica é a avaliação emocional e desenvolvimento físico do paciente. A adolescência é o período quando se vê o maior benefício da rinoplastia, pois, nessa idade, as mudanças são mais bem aceitas. Sendo para melhor, essas mudanças têm um grande poder de valorizar a autoimagem, aumentando a confiança e segurança do adolescente. O nariz corrigido ainda na adolescência traz inúmeros benefícios para a formação da personalidade.

RINOPLASTIA PRIMÁRIA

Chama-se primária quando é realizada pela primeira vez. É a melhor oportunidade para que se atinja o objetivo desejado. É desenvolvido um plano cirúrgico baseado no desejo do paciente e na condição permitida pela anatomia do nariz.

RINOPLASTIA SECUNDÁRIA

Ocorre quando é realizada pela segunda vez. Eventualmente pode ser necessário uma segunda intervenção para otimizar os resultados, causados por exemplo pela dificuldade cicatricial, que pode provocar distorção das cartilagens, fibrose excessiva ou até deslocamentos das estruturas do nariz, as quais são muito delicadas.

01. A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

Não. Nossa técnica, geralmente, é a fechada: as incisões (cortes) são feitas "dentro do nariz" que não deixam cicatriz visível. Em alguns casos, como na rinoplastia secundária pode ser necessário utilizar a técnica aberta através de uma incisão externa (columela), ainda assim, o corte realizado com requinte técnico, deixa a cicatriz praticamente imperceptível.

02. PODEREI ESCOLHER, PARA O MEU FUTURO NARIZ, A FORMA QUE EU DESEJAR?

Depende. A forma do futuro nariz vai depender:
1. Qualidade da pele;
2. Estética da face.
Existe uma harmonia entre o nariz e a face, que o cirurgiãão deve observar, a fim de preservar a naturalidade e beleza do rosto. Cada caso é estudado minuciosamente, visando dar ao nariz a melhor forma possível, de acordo com as características da face. Muitas vezes o nariz sonhado não é o mais harmonioso com o seu rosto. Tudo isso será levado em consideração no planejamento da cirurgia.

03. O RESULTADO DEFINITIVO DA "NOVA FORMA" É IMEDIATO?

Não. O pós-operatório do nariz apresenta várias fases: logo após a retirada do curativo, em torno do 7º dia, já se percebe vários aspectos estéticos corrigidos, porém, o nariz estará inchado e esse resultado é provisório. Esta aparência vai diminuindo com o passar das semanas e em torno do 6º mês será feita a primeira análise do resultado. Mas a avaliação final é feita depois de 1 ano após a cirurgia (ou mais) já que é importante lembrar que cada paciente reage de maneira diferente, podendo ter um resultado final mais rápido ou mais lento.

04. COMO FICARÁ MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

Em virtude de o nariz estar inchado, pode existir alguma dificuldade em respirar nos primeiros dias, pois há uma diminuição do movimento da válvula respiratória. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Porém, se persistir, entre em contato com a nossa equipe.

05. SOFRO DE CORIZA CONSTANTE. PODERÁ A CIRURGIA ESTÉTICA ALIVIAR-ME DESTE SOFRIMENTO?

Na maioria dos casos, após realizada a rinoseptoplastia desaparecem os sintomas crônicos que vinham incomodando o paciente. Problemas respiratórios geralmente são ligados ao septo e conchas nasais que, se for o caso, é corrigido no mesmo tempo cirúrgico com a presença de um especialista (otorrinolaringologista).

06. QUANTO TEMPO DURA O RESULTADO OBTIDO?

O resultado de uma rinoplastia é definitivo.

07. A CIRURGIA ESTÉTICA DO NARIZ É CONSIDERADA COMO "PEQUENA" ou "MÉDIA" CIRURGIA?

Esta é uma cirurgia de pequeno porte.

08. QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA PARA A OPERAÇÃO?

Geralmente anestesia local com sedação. Entretanto, em casos de rinoseptoplastia a anestesia deverá ser geral.

09. QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

Geralmente, 60 a 90 minutos.

10. QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Não é necessário internação. O paciente tem alta no mesmo dia.

11. SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Não é necessário internação. O paciente tem alta no mesmo dia.

12. USA-SE TAMPÃO NASAL?

Normalmente não. Porém, em alguns casos utilizamos apenas por 24 horas após a cirurgia.

13. OUVI DIZER QUE O NARIZ "SANGRA" NOS PRIMEIROS DIAS. ISTO É VERDADE?

É normal ocorrer um pequeno sangramento nas primeiras 48 horas. Se for intenso ou persistente, contatar a equipe médica.

14. HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Raramente. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Um pequeno desconforto é esperado. Dor persistente deverá ser comunicada a equipe médica.

15. HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Raramente uma cirurgia de rinoplastia apresenta complicações sérias. Isto se deve ao fato de ser uma operação de pequeno porte e estarmos cuidadosamente preparados para cada paciente durante o ato cirúrgico. É importante lembrar que riscos são inerentes a todo procedimento cirúrgico.

16. EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?

Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a rosto voltado para cima.

17. QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

A exposição solar direta (praia, piscina) deve ser evitada nos primeiros 60 dias. Ao se expor ao eventual sol de rua, use sempre protetor solar.

18. QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

Você deve sempre lembrar que até que se atinja o resultado almejado, passará por diversas fases: inchaço, equimoses (manchas provisórias), alguma dificuldade respiratória, são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns apresentam estas reações com maior ou menor intensidade. Seu organismo precisará de um tempo para responder naturalmente ao trauma cirúrgico. No primeiro mês o nariz e parte da face ainda apresentarão muito edema (inchaço). No segundo mês diminui consideravelmente. Mas, o resultado definitivo só começará a aparecer a partir do sexto mês atingindo seu ideal em um ano ou mais. Sabemos que a ansiedade é natural nesse período que o nariz apresenta um aspecto transitório. É preciso ter paciência. A equipe médica está a sua disposição durante todas as essas etapas para esclarecer todas as suas dúvidas.  

19. QUANDO PODEREI FAZER ATIVIDADE FÍSICA?

Não pratique exercícios, esportes ou atividades físicas que possam gerar um traumatismo sobre a área operada antes de 45-60 dias. Exercícios tais como: caminhada, bicicleta ergométrica são liberados progressivamente a partir de 10 dias. Siga as orientações da equipe médica.

20. CONSIGO OBTER O RESULTADO DEFINITIVO NUM ÚNICO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO?

Frequentemente sim! Utilizamos todos os recursos e cuidados para que o paciente tenha um resultado satisfatório com um único procedimento cirúrgico. Entretanto, alguns casos podem ser necessário um segundo tempo cirúrgico.

+55 (21) 2275-7373
+55 (21) 98054-7056 (Recepção)
+55 (21) 98478-2092 (Coord. Pacientes)

Rua Álvaro Ramos, 200 – Botafogo 
Cep: 22.280-110
Rio de Janeiro / RJ
Brasil

Acompanhe
nossa Fanpage.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter

Compartilhe.